O Parque Estadual Fernão Dias, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi reaberto ao público nesta sexta-feira (3), após ficar fechado por nove anos.

A reinauguração da área de proteção ambiental será gradual e dividida em etapas. Segundo a prefeitura, nessa primeira fase foram iniciadas obras de reforma e realizadas a demolição de ruínas, limpeza e adequação dos espaços. Cerca de R$ 400 mil foram investidos para a recuperação da fachada principal, parte das quadras e dos espaços de convivência.

Também foram entregues bebedouros e duchas para uso dos esportistas; a limpeza em todas as trilhas e a abertura de novos percursos.

As demais fases de reestruturação do parque dependem da liberação de R$ 2,1 milhões, previstos no acordo assinado entre Vale e o governo de Minas.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a união de esforços entre os poderes públicos estadual e municipal e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a revitalização da unidade. “O Fernão Dias é um parque urbano que vai proporcionar às pessoas usufruir de um espaço ao ar livre e que presta importante serviço ambiental à sociedade, em especial à população da RMBH”, ressaltou.

A população poderá frequentar o local de terça a domingo, das 8h às 16h. As visitas guiadas em grupos estão permitidas, mas devem ser agendadas previamente pelo e-mail eduambiental.contagem@gmail.com ou pelos telefones (31) 3352-3072 e (31) 3391-9349.

Parque Estadual Fernão Dias

Leia Mais:​
Com espetáculos presenciais, teatros municipais de BH reabrem em setembro; confira a programação
Onças-pintadas serão coloridas por artistas de BH para denunciar extinção da espécie
Após um ano e meio fechados, parques de Contagem começam a ser reabertos nesta quinta; veja quais