A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nesta quarta-feira (23) que está disponibilizando 11,6 mil medicamentos do kit intubação para 99 hospitais de 82 cidades mineiras. Os insumos são distribuídos a instituições com estoques em estado crítico.

Segundo a pasta, são 7.970 unidades de propofol e 3.630 de dexmedetomidina que serão usados na sedação de pacientes em tratamento da Covid-19 e são suficientes por até cinco dias. “Os critérios para a distribuição de cada item foram pactuados com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems)”, detalha o diretor de Medicamentos Básicos da SES, Jans Bastos Izidoro. 

Ainda de acordo com Izidoro, apesar de crítica, a situação dos kit intubação nos hospitais está estável. “Continuamos em alerta e diante da escassez no mercado de medicamentos, a SES-MG tem buscado aproveitar oportunidades de mercado para que não ocorra falta de sedativos em Minas Gerais”, afirma. 

A pasta estadual e o Cosems fazem o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares, além de monitorar o abastecimento dos medicamentos nas redes pública e privada de assistência médico-hospitalar, que informam regularmente à secretaria sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento pode ser acompanhando no site do governo.

Leia Mais:
BH vai receber mais 117 mil doses da AstraZeneca; confira a distribuição das vacinas por município
BH amplia vacinação contra Covid-19 para moradores de 53 a 55 anos a partir desta quinta-feira