Muita gente foi pega de surpresa ao chegar à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (9). De acordo com o Estado, o espaço foi temporariamente fechado como forma de prevenção em razão do agravamento da pandemia de Covid-19.

Quem não sabia, acabou se revoltando com a situação, como o estudante Douglas Rodrigues de Carvalho, de 19 anos, morador do bairro Havaí, na região Oeste da capital. "Precisava pegar a carteira de habilitação (CNH). Não recebi nenhum aviso. Agora é voltar para casa e esperar abrir e ver o que acontece", afirmou.

O acabador de borracharia Rafael Siqueira da Silveira, 35, saiu de casa, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, para dar entrada no seguro-desemprego. Com as portas fechadas, fotografou o aviso sobre a suspensão do atendimento e enviou para um amigo. "É para ele não perder viagem como eu perdi", contou.

169bd7c7-a725-462c-baea-2497c1fc63d3.jpg

Rafael fotografou aviso para enviar para amigo: "para ele não perder a viagem"

A empregada doméstica Maria Aparecida, 52, veio de Sete Lagoas, na região Central, para agendar um serviço na unidade e também voltou para casa. "Não posso ficar aqui o dia todo esperando para ver se vai abrir", disse.

Fechamento do UAI

De acordo com o governo de Minas, pessoas que tinham horário agendado receberiam um comunicado por SMS ou e-mail para remarcar uma nova data no espaço.

Além disso, o Estado informou que serviços como entrega de carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação e carteira de trabalho, além da prova eletrônica de legislação do Detran-MG voltarão a ser feitos na próxima segunda-feira (14). Já os demais permanecem suspensos por período indeterminado. 

Ainda de acordo com o executivo estadual, "todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que a UAI Praça 7 retome o atendimento normal o mais rápido possível". Serviços prestados na unidade também estão disponíveis em formato virtual no Portal MG ou no aplicativo MG APP Cidadão.

Leia a nota na íntegra enviada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag):

As atividades da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete foram suspensas temporariamente a partir desta quarta-feira (9/6), como medida preventiva de segurança em razão da Covid-19. As UAIs passam por diversos protocolos para reduzir o risco de contágio por coronavírus, como adequação de vagas para os serviços, controle de acesso, distanciamento dos guichês de atendimento e monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 entre os colaboradores que prestam serviço no local. Quando é necessário, para garantir a segurança do cidadão e dos funcionários, é realizado o fechamento temporário da unidade. 

Nesses casos, os usuários com serviços agendados são comunicados por SMS ou e-mail, como foi feito na tarde de ontem (8/6), para marcarem uma nova data de atendimento. Os avisos de cancelamento são enviados para os contatos informados pelo cidadão nas etapas de cadastro e agendamento do serviço. É importante preencher os dados corretamente e manter o cadastro atualizado, além de conferir sempre a caixa de Spam do e-mail. O cidadão não arcará com nenhum custo adicional para reagendar seu serviço.

A partir de segunda-feira (14/6), serão retomados na UAI Praça Sete os serviços de entrega de carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação e carteira de trabalho, além da prova eletrônica de legislação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Os serviços serão realizados apenas com agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG APP Cidadão. Diversos serviços prestados na unidade também estão disponíveis em formato virtual nestes canais e nas páginas dos órgãos responsáveis pelos serviços.

Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que a UAI Praça Sete retome o atendimento normal o mais rápido possível.

* Com Lucas Prates

Leia mais:
Pessoas com comorbidades poderão se vacinar contra gripe nas farmácias Droga Clara e Araujo em BH
Eleitores de duas cidades mineiras escolhem prefeito e vice neste domingo
Contagem vacina motoristas de ônibus e garis contra Covid a partir de quinta-feira