Minas Gerais irá receber, neste fim de semana, 100.200 doses da vacina CoronaVac. Os imunizantes serão destinados à aplicação da segunda dose em idosos, que está suspensa em pelo menos 830 dos 853 municípios. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (7) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Em coletiva concedida à imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o representante da pasta afirmou que além da nova remessa para a imunização que está em atraso, um segundo lote, com cerca de 400 mil unidades, é esperado para a próxima semana.

“A expectativa é de que 100 mil doses sejam entregues neste fim de semana e mais 400 mil na semana que vem. Hoje, pouco mais de 360 mil doses são necessárias para aplicação de segunda dose de CoronaVac no Estado. Então, neste fim de semana e na semana que vem, receberemos o quantitativo suficiente para que os municípios retomem a vacinação daqueles que só tomaram a primeira dose e a gente consiga alcançar a imunidade”, disse.

Fábio Baccheretti pediu, ainda, que a população que está com a dose complementar em atraso vá até o posto de saúde quando a aplicação for autorizada, mesmo após o prazo de 28 dias.

“Destaco também que é importante que aqueles que ultrapassaram os 28 dias se encaminhem ao posto no momento em que chegar a segunda dose. A imunidade é garantida mesmo com um intervalo maior. É recomendado 28 dias pelo estudo, mas a imunidade vai ser alcançada e é importante que todo mundo vá até o posto receber essa dose”, concluiu.

Novas doses da Pfizer também são esperadas em Belo Horizonta para a próxima semana. O quantitativo, porém, não foi informado. Até o momento, Minas já imunizou 3.630.093 de pessoas com a primeira aplicação da vacina. Deste grupo, 1.866.488 receberem a segunda dose. Ao todo 7.568.640 de imunizantes já foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde.

Confria a entrevista na íntegra:

Leia mais:
PBH publica decreto que autoriza ampliação do funcionamento do comércio e reabertura de feiras
Metade dos leitos de UTI para Covid-19 em BH foi ocupado por pacientes com menos de 59 anos
Minas recebe 18º lote de vacinas contra a Covid com mais de 396 mil doses da AstraZeneca