A Defesa Civil emitiu, nesta quinta-feira (11), um comunicado sobre a possibilidade de chuva entre 20 a 40 mm, acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até 8h desta sexta-feira (12). Além disso, o órgão chamou a atenção para a ocorrência de granizo nas próximas três horas. 

Conforme a instituição, o alerta para granizo é válido até às 15h de hoje. É recomendado não permanecer em áreas abertas, no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica; não se abrigar ou estacionar debaixo de árvores. A indicação é estacionar em local seguro e coberto.

Veja as recomendações durante a chuva:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para BH indica céu nublado a encoberto, acompanhado de pancadas de chuva, trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais.

Segundo o órgão, a temperatura mínima registrada na capital mineira foi de 18ºC e a máxima estimada é de 26ºC. Já a umidade relativa do ar deve girar em torno de 55% à tarde.

Em virtude da tendência de novas chuvas, existe a possibilidade de risco geológico alto até esta sexta. Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos.

Leia mais:

BH deve ter céu nublado e pancadas de chuva nesta quinta-feira; veja previsão do tempo