Minas Gerais confirmou sete novos óbitos e 180 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o total de mortes pela Covid-19 no Estado pela Covid-19 chegou a 118. Até este sábado (9), 3.123 pessoas contraíram o vírus no território mineiro. Outros 98.385 casos notificados estão sob investigação e aguardam resultados de exames para atestar ou descartar a contaminação pela doença. Os dados constam no boletim oficial divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com o levantamento, as mais recentes mortes foram registradas em Belo Horizonte, Itapeva, Poços de Caldas, São João Nepomuceno, Juiz de Fora, Carmo do Cajuru e Mariana. A vítima da capital mineira era uma mulher de 46 anos com histórico de outras doenças. As demais vítimas tinham mais de 60 anos. 

No Estado, BH continua liderando os registros da doença. Até o momento, a capital mineira tem 26 mortos e 934 casos confirmados da enfermidade. O levantamento revela, ainda, que 54 cidades mineiras contabilizaram pelo menos um óbito em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. No total, 229 municípios confirmaram casos da doença.

Dos mortos em Minas, 65 eram homens e 53 mulheres. 88% das vítimas tinham outras doenças que podem ter agravado o caso e levado ao óbito. Além disso, 80% eram idosos.

Síndrome respiratória

Neste ano, conforme a SES, 7.747 pessoas foram internadas no Estado com algum sintoma de sindrome respiratória aguda grave (SRAG). O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 546%. Em 2019, no início de maio, eram 1.200 internações por SRAG.

Leia mais:
Covid-19: crianças exigem cuidados especiais durante a pandemia
Congresso de Enfermagem da Funorte debate mitos e verdades da Covid-19