Quarenta e oito ônibus que fazem o trajeto Santa Luzia/Belo Horizonte foram retirados das ruas. Nesta segunda-feira (2), o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) realizou operação especial de fiscalização no transporte regular de linhas do sistema de transporte metropolitano. 

 
Os trabalhos foram concentrados em dois pontos principais da capital, na Praça da Estação e no terminal da avenida Bernardo Monteiro, na região hospitalar. A ação resultou na retirada de circulação 48 ônibus e foi deflagrada em função de reclamações dos usuários.
 
A operação surpreendeu os concessionários das empresas de transporte regular intermunicipal. A ação teve início às 6 horas da manhã e se estendeu até o inicio da noite. Neste período, mais de 100 veículos foram abordados, desses 48 retirados de circulação em função de problemas como ausência de suspensão e amortecedores, pneus carecas, vazamento de óleo no sistema de roda, motor e caixa de marcha, extintores descarregados, veículos sem barra estabilizadora e sem disco tacográfico, entre outros problemas detectados pelos fiscais do DER.
 
Segundo o DER, sempre que o órgão recebe denúncias referente a algum veículo, o ônibus é  vistoriado, principalmente os itens de segurança, as condições de higiene, conforto dos assentos, treinamento do motorista, suspensão, direção, freios e parte elétrica.