Referência nacional em atendimento oftalmológico, a Fundação Hilton Rocha recebe, nesta noite, homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em comemoração aos 41 anos da instituição, celebrados nesta quinta-feira (5).

Localizada no bairro Mangabeiras, na Zona Sul de Belo Horizonte, a organização completa também 2 milhões de atendimentos realizados. Diariamente, são executadas cerca de 750 consultas e 40 cirurgias pelo Hospital de Olhos do grupo.

Diretora-geral da fundação, a oftalmologista Ariadna Muniz ressalta o legado deixado pelo fundador da entidade, o médico Hilton Rocha. "O professor Hilton Rocha foi um ícone e não podemos deixar a memória dele se esvair. A Fundação tornou-se a maior referência da América Latina em oftalmologia, prestando um atendimento humano e com o que há de mais moderno. É com imensa alegria que recebemos essa homenagem".

Criada pelo médico que empresta o nome à instituição, a Fundação Hilton Rocha estava prestes a encerrar as atividades quando, em 2005, a Sociedade Educativa do Brasil (Soebras) assumiu a gestão, tornando-se, então, mantenedora do grupo."Uma parceria que deu certo. Milhares de pessoas voltaram a enxergar. E fico muito satisfeito em dar continuidade ao sonho de um dos cem mais importantes médicos da humanidade, em contribuir para que esse serviço maravilhoso continuasse sendo prestado", colocou o presidente da Soebras, o médico e professor Ruy Muniz.

Relevância

Uma das responsáveis por perpetuar as atividades da fundação, a médica Raquel Muniz também participa do evento na Assembleia Legislativa como uma das homenageadas. "Estar aqui hoje revela toda a importância da fundação para Minas Gerais, para os mais de 800 municípios, para o Brasil e para o mundo", frisou a ex-deputada.

Deputado que requereu a cerimônia, representando, nesta noite, o presidente da Casa Legislativa Agostinho Patrus (PV), Charles Santos (Republicanos) reforçou o trabalho conduzido pela instituição ao longo de quatro décadas. "Se destaca pelo trabalho bem prestado à sociedade mineira, nos cabendo essa honra e grata satisfação de prestar a homenagem", argumentou o parlamentar.

Quem também participa da cerimônia é o médico Christiano Barsante, um dos fundadores da Fundação Hilton Rocha, e que, ainda hoje, dá continuidade aos trabalhos executados pela instituição no Estado. "Trata-se de uma conjugação muito importante que fizemos com a Soebras há 15 anos. Ainda hoje, a Fundação permanece com os objetivos preservados. Fico muito feliz em ver que prosperamos e que, acima de tudo, estamos dando um up importante, pripncipalmente na formação dos novos profissionais", acrescentou o oftalmologista.

Confira a galeira de fotos: