O folião contará com uma ajuda para ter um Carnaval mais limpo neste ano. O lixo coletado nos maiores blocos de rua será reciclado. Após o procedimento, parte do material será usado para produzir lixeiras. Os equipamentos serão instalados em vias da capital.

Além de BH, a ação acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife por meio de uma parceria entre a cervejaria Ambev e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat). Segundo os organizadores, 26 milhões de foliões das cinco cidades serão impactados.

“Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável e também ajudar na conscientização. Por isso, decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza”, disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo.

O lixo será encaminhado às centrais de coleta dos municípios. Lá, serão separados e destinados para a reciclagem. Ao todo, 405 catadores serão mobilizados em BH. 

Eles receberão uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Os envolvidos receberão equipamentos de proteção e sacos apropriados, além de contar com pontos com banheiros.