Pelo segundo dia consecutivo, Belo Horizonte apresenta baixa umidade do ar e, por isso, a Defesa Civil da capital mineira emitiu, nesta terça-feira (17), um alerta à população. A previsão é de umidade relativa do ar em torno de 30% até as 18h, enquanto que o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é acima dos 60%. Por isso, a DC pede que as pessoas se hidratem bastante ao longo do dia. 

Segundo o meteorologista Kléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nível da umidade do ar chegou a 28%, nesta terça, na região da Pampulha, porém, esse índice ainda não deve causar muitos problemas para a saúde das pessoas. "Como choveu muito nos últimos dias e as precipitações devem voltar a acontecer, esse nível não chega ser preocupante como no período do inverno, quando se registram muitas queimadas e problemas respiratórios", afirmou. 

A expectativa é que sse tempo seco não permaneça em Minas Gerais. "A partir desta noite já teremos a chegada de uma frente fria, que poderá provocar pancadas de chuva nas regiões do Triângulo, Centro-Sul e Oeste do Estado. Na Região Metropolitana de BH ela só deve passar a atuar a partir de amanhã (quarta-feira, 18). Depois vai subindo e provocando chuvas nas demais regiões de Minas Gerais", explica.

Por conta do nível baixo, a Defesa Civil de BH divulgou algumas recomendações para a população evitar problemas. Confira: 

  • Hidrate-se durante o dia.
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas.
  • Evite frituras.
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água.
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante.
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Leia mais:
Defesa Civil emite alerta para baixa umidade do ar; veja recomendações
Sábado do feriado será de céu nublado e risco de pancadas de chuva na Grande BH
Frente fria esconde sol nos principais destinos dos mineiros no feriadão