A família de gorilas que vive no Zoológico de Belo Horizonte aumentou! Nasceu no último mês o mais novo integrante do grupo, que agora conta com sete integrantes. O filhote, fruto do relacionamento do macho Leon com a fêmea Lou Lou, ainda não teve o sexo divulgado. Conforme a prefeitura, o animal ainda está inacessível, ficando o tempo todo no colo da mãe.

A descoberta do sexo do novo mascote, que veio ao mundo no dia 8 de julho, deverá levar mais alguns dias. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) explicou que a mãe leva aproximadamente 30 dias para soltar o filhote. Só depois deste prazo os tratadores conseguem se aproximar para verificar se o animal é macho ou fêmea. O que deu para saber até o momento é que o gorilinha tem a saúde estável e passa bem.

A FPMZB ainda não divulgou foto do mais recente gorila nem informou se haverá votação popular para decidir o nome do animal. Este é o segundo filhote da fêmea Lou Lou, que anteriormente já teve Sawidi. No mesmo recinto moram Imbi, que também já teve dois filhotes - Jahari e Ayo - com o macho Leon. Todos os sete residem no mesmo recinto.

Grande família

Os gorilas adultos que vivem no Zoológico de BH tiveram origem em instituições diferentes: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido e o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). Já os filhotes são belo-horizontinos. Sawidi (cujo nome de origem tupi-guarani significa amado, desejado) é o primeiro gorila nascido em zoológico na América do Sul. Ele veio ao mundo no dia 5 de agosto de 2014. 

Já seu irmão por parte de pai, Jahari (nome de origem africana que tem como significado jovem forte e poderoso), nasceu um mês depois, no dia 10 de setembro de 2014. Ayo (que significa alegria) é o terceiro filho, fruto do relacionamento de Imbi e Leon. Ele nasceu no dia 8 de maio de 2017.

IMBI
Nascimento: 2000
Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
De onde veio: Reino Unido

LEON
Nascimento: 1998
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Espanha

LOU LOU
Nascimento: 2004
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Reino Unido

SAWIDI
Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

JAHARI
Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

AYO 
Nascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

FILHOTE SEM NOME
Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

Espécie

O gorila é o primata de maior dimensão e corpulência se comparado a outros como o chimpanzé, o orangotango, o bonobo, o gibão e o próprio homem. Os machos adultos podem medir, em posição quadrúpede (apoiados nos quatro membros), cerca 1,70 metro de altura. Já as fêmeas são bem menores e possuem em torno de 1,50 metro de altura. Eles pesam entre 135 e 275 quilos; elas, entre 70 e 140 quilos. 

Na natureza, esses animais, quando atingem a maturidade sexual, saem do grupo no qual nasceram. Os machos podem formar grupos de solteiros ou ficar solitários até encontrar fêmeas para constituir seu próprio grupo. Para as fêmeas, essa migração se dá por volta dos oito anos e, a partir dos 11 anos, para os machos.

São animais sociais, vivem em grupos de cinco a 30 indivíduos, compostos por um macho dominante (chamado de “silverback”, reconhecido por apresentar as costas cinza-prateadas), fêmeas e filhotes de várias idades. Têm o hábito de andar à procura de alimentos e, depois de se alimentarem, descansam. Os jovens e filhotes são mais brincalhões e gostam de subir em árvores.

Quando o macho dominante se sente ameaçado, costuma lançar um forte rugido, seguido de grunhidos de frequência variada (lentos e depois rápidos); então ergue-se sobre as duas pernas, arranca a vegetação, atirando-a para o ar. Em seguida, bate no peito com as mãos ligeiramente fechadas e corre em várias direções.

Possuem hábitos diurnos, parando para se alimentar e descansar durante as horas mais quentes, entre 10h e 14h, e à noite. São tímidos e pacíficos. Comunicam-se por meio de dezenas de sons com diversos significados.

Galeria mostra os integrantes da família de gorilas do Zoológico de BH. Confira!