Se para muitos já é difícil começar a semana normalmente, com essa chuvinha que atinge Belo Horizonte e alguns pontos da região metropolitana fica ainda mais complicado. Mas, é preciso enfrentar esse clima, pois a previsão é que o tempo continue nublado até quarta-feira (28). De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia TempoClima PUC-Minas a frente fria que atua na região deve provocar dias consecutivos de chuva.

A máxima prevista para a capital nesta segunda-feira (26) é de 25ºC e a mínima de 19ºC. Segundo Dos Anjos não é possível descartar a possibilidade de chuvas moderadas neste período. A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta no fim de semana que chamava a atenção para o risco de chuva de forte com raios e rajadas de vento. O chamado é válido até esta segunda.

"O problema dessa chuvinha contínua é que o solo fica saturado e aumenta o risco geológico", segundo o meteorologista do TempoClima. Isso quer dizer que chovendo continuamente como tem sido o solo fica encharcado e, com isso, há mais chances de deslizamentos. Por isso, o alerta da Comdec.

Estado

Nas demais regiões de Minas Gerais o tempo deve prevalecer instável no Vale do Jequitinhonha e na faixa Leste do Estado. Pode ocorrer um acentuado volume de chuva no decorrer do dia, segundo o TempoClima. Já no Sul e Triângulo Mineiro o sol pode até aparecer por alguns períodos ao longo do dia, mas também é prevista chuva nessas regiões. A máxima prevista para o Estado é de 30ºC em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. Já a mínima deve ser registrada em Maria da Fé, no Sul de Minas, onde os termômetros não devem passar de 14ºC.