União de esforços para deixar um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte ainda mais bonito neste fim de ano. Moradores e comerciantes de Lourdes, na zona Sul, vão inaugurar hoje 240 árvores de Natal para iluminar 50 cruzamentos da região. Além disso, lojistas que aderiram à iniciativa pretendem reverter parte do lucro para associações carentes. 

O projeto “Lourdes Brilha” será implantado próximo à avenida do Contorno e às ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Na rua Rio de Janeiro já é possível ver uma das árvores, que tem 9 metros de altura. As luzes ficarão ligadas até 6 de janeiro. 

A decoração escolhida representa a prosperidade e a retomada do espírito natalino no bairro, segundo os organizadores. De acordo com a florista Denise Magalhães, uma das participantes do projeto, essa é uma forma de estimular bons sentimentos. “Nos últimos tempos, quando enfrentamos crises em vários aspectos, as pessoas perderam um pouco do espírito natalino. Queremos trazer isso de volta”, afirma Denise. 

Envolvimento

Nascido a partir de um grupo de mulheres do bairro que buscava aprimorar a rede de contatos na região, o projeto foi abraçado por cerca de 170 lojistas de segmentos variados e conseguiu arrecadar aproximadamente R$ 150 mil para a execução. Dentre as empresas apoiadoras estão espaços de decoração, butiques, agências de viagem, imobiliárias e supermercados.

Social

Ações sociais também serão realizadas. Uma delas é distribuição de fraldas, cosméticos, cobertores, brinquedos e roupas para instituições carentes e de proteção aos animais. Durante as próximas semanas, haverá ainda a apresentação de um coral infantil e variadas oficinas.