Diferentes tipos de minerais estarão em evento no próximo dia 20 de outubro, das 13h às 17h, no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul. A entrada é gratuita. 

Trata-se do 5º Encontro de Colecionadores de Minerais, que terá dicas, curiosidades e rodadas de conversa conduzidas pelo Dr. Marcelo Barbosa de Andrade, pesquisador da USP, e pelo geólogo e espeleólogo Fernando Frigo.

Na programação, espaço para uma oficina de cristais, na qual os visitantes poderão conhecer modelos atômicos que correspondem às estruturas químicas de diversos minerais, além de produzir um cristal artificial para levar pra casa. A oficina, aberta a maiores de oito anos, tem vagas limitadas. 

Outra atração é a visita guiada à exposição permanente "Minerais do Brasil", localizada no 3º andar. 

De acordo com o museu, cerca de dez colecionadores, sendo dois deles mirins, já confirmaram a exposição de seus acervos e o espaço segue aberto para novos interessados que queiram se juntar a eles para expor suas coleções, pequenas ou grandes. 

Para se inscrever como expositor, o interessado deve entrar em contato com a geóloga e curadora de Geociências do Museu, Andrea Ferreira, pelo e-mail geociências@mmgerdau.org.br.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3516-7200. 

5º Encontro de Colecionadores de Minerais
Data: 20/10
Horário: 13h às 17h
Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte

Bate-Papo - Dr. Marcelo Barbosa de Andrade
“A espectroscopia Raman e os museus: identificação de minerais raros e inéditos”

Bate-Papo – Fernando Frigo
“Diferentes tipos de espeleotemas, gênese, mineralogia, tipologia, formas e tamanhos”.