Servidores públicos municipais, artistas, produtores e gestores culturais têm até a próxima terça-feira (25) para se escreverem em oficina, oferecida pela Prefeitura de Belo Horizonte, que busca facilitar o desenvolvimento de projetos culturais na cidade. A ação será realizada nos dias 3, 4, 9 e 10 de outubro, das 9h às 13h e será gratuita. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, "O Avesso da Cena" – Produção e Gestão Cultural será ministrada pelo administrador, produtor e gestor cultural, Romulo Avelar. O objetivo é auxiliar produtores a alcançarem resultados mais efetivos e de maior qualidade na área cultural a partir de conhecimentos sobre realização de projetos e sobre gestão de carreiras de artistas, grupos e entidades culturais.

As inscrições podem ser feitas no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica localizado à rua Guaicurus, 50, no Centro de BH. 

Romulo Avelar

Romulo Avelar estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como Superintendente de Cultura de Contagem, Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura. 

O administrador também é autor dos livros "O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural" e "Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma experiência de gestão", este último produzido em parceria com o ator e diretor Chico Pelúcio.