Supermercados de todo o Estado serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros em mais uma etapa da operação "Alerta Vermelho". Desta vez, a corporação orientará e esclarecerá dúvidas sobre procedimentos para prevenir incêndios e acidentes nos estabelecimentos. As visitas começam neste sábado (25).

Descuidos em instalações elétricas provisórias, produtos muito próximos a painéis elétricos, equipamentos de refrigeração sem a devida manutenção, entre outros fatores tornam os supermercados ambientes suscetíveis a incêndios e acidentes. Além disso, a grande circulação de pessoas exige normas para minimizar os riscos de incêndios e pânico para funcionários e clientes.

Durante as vistorias, os militares vão conferir também o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), extintores de incêndio, rotas de fuga, sinalização e iluminação de emergência.

Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros esperam vistoriar cerca de mil estabelecimentos. O empenho total de militares em todo o Estado será de aproximadamente 800 militares.

Histórico

No ano passado foram realizadas cinco operações Alerta Vermelho, que vistoriaram mais de 12 mil estabelecimentos e empenharam mais de 3.700 militares. Nos meses de abril e junho deste ano, a operação vistoriou mais de 3.900 comércios em todas as regiões de Minas, empenhando mais de 1.600 militares.