Em virtude dos desdobramentos da greve nacional dos caminhoneiros, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte informou, neste domingo (27), que será ponto facultativo em todas as unidades de ensino de ensino na segunda-feira (28). Não haverá, portanto, aulas nas escolas municipais nem nas Umeis. 

As atividades também serão suspensas em algumas escolas privadas da capital. É o caso dos colégios Bernoulli, Santa Maria e Chromos, que não funcionarão nesta segunda, e do Instituto Manoel Pinheiro, que não terá aulas até quarta (30). Na Região Metropolitana de BH, nesta segunda, não haverão aulas os colégios Santo Agostinho, em Contagem, e Rudolf Steiner, em Nova Lima. Já nos colégios Santo Agostinho, Santa Doroteia e Magnum Cidade Nova, em BH, as aulas acontecerão normalmente. 

Com relação ao ensino superior, a UFMG e a PUC Minas informaram que as aulas de segunda-feira foram suspensas. Todas as unidades dos centros universitários Uni-BH, Newton Paiva e UNA também não funcionarão na segunda e na terça.