Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Pouso Alegre, no Sul de Minas, vão receber o Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Nas duas cidades serão realizados workshops sobre regularização ambiental em cada cidade. Nesta quarta-feira (25), o encontro será em Pouso Alegre, e na quinta-feira (26), em Juiz de Fora.

A iniciativa é do Governo de Minas, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está sendo implementada, em princípio de forma educativa com a realização de workshops sobre regularização ambiental. 

Por orientação do Governador Fernando Pimentel, o Fapi pretende estabelecer ações fiscalizatórias diferenciadas, com o trabalho de orientação sendo priorizado, em detrimento das ações de fiscalização repressiva. O programa é desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Entre os temas discutidos nos workshops estão a importância da fiscalização na gestão ambiental das Indústrias e orientações sobre regularização de atividades. 

Ao todo, serão realizados 12 encontros em todo o Estado entre abril e junho de 2018 e segundo o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Cláudio Vieira Castro, o Programa tem apresentado êxito ao conseguir trazer empreendimentos irregulares para o processo de regularização. “A expectativa é que esse tipo de programa seja ampliado. À medida que formos alcançando resultados satisfatórios, a tendência é trazer outros segmentos”, disse.