A crise econômica que o país enfrenta traz uma série de situações adversas para quem está no mercado de trabalho. Preparar futuros profissionais para gerenciar empresas em condições de escassez de recursos é um dos principais objetivos do simpósio de engenharia de produção promovido pela Faculdade Kennedy, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Iniciado ontem, o evento prossegue hoje, das 19h às 22h30.

O profissional da área de produção utiliza técnicas de engenharia para administrar empresas e serviços. Ele organiza os sistemas produtivos e os recursos de uma companhia para que ela seja eficiente tanto para clientes quanto para acionistas, explica o consultor e engenheiro mecânico, com formação em gestão estratégica, José Ignácio Villela Júnior, um dos palestrantes do evento. “Um dos papéis da faculdade é preparar profissionais para ter atitudes corretas e cidadãs dentro das corporações”, afirma.

A grande diferença desta crise para as outras que a economia brasileira já enfrentou, conforme o consultor, é o caráter ético. “Desvios de conduta dentro das empresas estão levando a uma situação de cortes de empregos e dificuldades financeiras. Os futuros engenheiros precisam saber como evitar essas situações, adotando boas práticas de gestão”, diz.

Interessados em participar do evento que vai debater empreendedorismo e modelos de negócios, promovido pela faculdade, podem se inscrever no site kennedy.br

José Ignácio discutiu o tema com estudantes da graduação durante a noite de ontem, no primeiro dia do evento. No entanto, pessoas que se interessam pela área ainda podem se inscrever no site kennedy.br. 

O empreendedorismo e o modelo de negócios de uma grande empresa serão os temas tratados hoje, lembra o coordenador dos cursos de engenharia de produção e administração da Faculdade Kennedy de Venda Nova, Nelson Ferreira Filho.
Além de entender as práticas industriais da empresa Coca-Cola e os desafios de realizar operações de produção preservando o meio ambiente, os alunos também aprenderão técnicas para abrir o próprio negócio. 

Para o coordenador do curso, o contato com profissionais que estão no mercado e têm vasta experiência na área é uma importante oportunidade aos estudantes. “Os alunos vão poder conversar de igual para igual com eles”.

As palestras “Visão das práticas sustentáveis da Gestão de Operações aplicada à Engenharia de Produção da Coca-Cola” e “Experimentação: topa cometer erros melhores amanhã?” ocorrem no auditório da faculdade (rua José Dias Vieira, 46, bairro Rio Branco).