A previsão de tempo para Minas Gerais para a primeira semana do ano é de calor intenso. Nem mesmo as pancadas de chuva que devem cair em algumas regiões serão capazes de abaixar muito a temperatura. 

De acordo com o metereologista Cleber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e região Central do Estado, a máxima deve ficar entre 36ºC e 38ºC até o fim da semana. O tempo seguirá ainda seco, sem chuva.

Na capital mineira, na Grande BH, no Triângulo Mineiro, no Oeste, na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, há possibilidade de pancadas de chuva associadas ao calor e à alta umidade. A temperatura poderá cair um pouco por causa da nebulosidade, mas, ainda assim, para essas regiões, a máxima deve ficar acima dos 30ºC.

“Essa onda de calor vem desde a semana passada. Enquanto não vier uma frente fria, a temperatura continuará alta e pode atingir recordes”, afirma Souza. 

Nesta terça-feira (2), Belo Horizonte registrou mínima de 23ºC e a previsão da máxima é de 33ºC. A umidade relativa do ar no período da manhã ficou em aproximadamente 70% e na parte da tarde deverá ser de cerca de 30%.