Estudantes do Pré-Vestibular Bernoulli estão preocupados com a quantidade de alunos infectados por caxumba. Na última semana, quatro vestibulandos apresentaram sintomas da doença. Para evitar contágio, alguns estudantes estão utilizando máscaras para assistirem as aulas.

Uma estudante, de 17 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, disse estar preocupada com a situação. “Estamos na reta final dos estudos e, por isso, o grande temor é ficar doente próximo ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Alguns amigos estão vacinando como forma de prevenção”, explica.

Em nota, o Pré-Vestibular Bernoulli informou que está acompanhando o caso e orientando os alunos. 

Em Belo Horizonte, o número de casos da infecção deixa a população em alerta. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 357 casos da doença. No ano passado foram 288 pessoas infectadas conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Ainda de acordo com a pasta, os centros de saúde a vacina triviral - que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela.

A doença

Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzes saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. A caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas.

Assim como a maioria das infecções, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.

Nota Grupo Bernoulli

Assim que teve conhecimento de ocorrência de caxumba na Unidade do Pré-Vestibular, o Bernoulli tomou as providências necessárias para informar e conscientizar os alunos sobre as formas de contágio, sintomas e o tratamento adequado. O Bernoulli também orientou que, se alguém fosse diagnosticado, notificasse a Direção, seguisse as orientações de tratamento e só retornasse às aulas após a liberação médica. Não temos nenhum caso registrado no Colégio Bernoulli – Unidade Santo Agostinho. O Bernoulli se preocupa com o bem-estar dos seus alunos e se mantém atento à situação.