O governador Fernando Pimentel entregou nesta sexta-feira (28), durante cerimônia no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, o segundo lote com 100 novas viaturas locadas que atenderão 13 departamentos da Polícia Civil de Minas Gerais em 12 municípios. No dia 26 de setembro foram entregues os primeiros 134 veículos. O governo mineiro está investindo R$ 641 mil na iniciativa. Os critérios adotados para a escolha dos municípios contemplados levam em conta, entre outras coisas, o estado da frota existente, o índice de criminalidade e a necessidade de cada região.

“A entrega desses 234 veículos para a Polícia Civil está concentrada, não por acaso, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque é aqui que nós temos mais de 50% das ocorrências do Estado. O atendimento prioritário com a renovação da frota aqui cumpre o objetivo de atender os locais onde há maior necessidade de serviço. Também tem municípios que nos preocupam, porque concentram índices de violência muito altos, como é o caso de Betim e São Joaquim de Bicas”, afirmou o governador Fernando Pimentel.

Viaturas irão atender delegacias e departamentos

 

Pimentel destacou os investimentos feitos na área da segurança pública, mesmo com dificuldades orçamentárias. “Nós estamos trabalhando com prioridades, atendendo às demandas da população no Fórum Regional Metropolitano, que foram muito concentradas na questão da segurança pública. Também estamos dando um tratamento todo especial à Polícia Civil que, sem querer fazer nenhum juízo de valor, vinha sendo muito desprezada ao longo do tempo”, pontuou.

O chefe da Policia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, destacou a importância não só da entrega de novas viaturas como do investimento do Estado na corporação. “A atenção do Governo de Minas Gerais com a Polícia Civil e, por consequência, com a população, não se esgota com a entrega de viaturas. Neste governo, expandimos o atendimento no interior com designação de 93 peritos criminais e 34 médicos-legistas. Também houve reforço no nosso efetivo com nomeação e designação de 945 novos investigadores, que já estão atuando em Belo Horizonte e no interior. No próximo mês, mais 115 investigadores serão formados, fortalecendo ainda mais nossa instituição e o atendimento à população”, enumerou.

A renovação da frota atende às necessidades do Programa de Renovação e Gestão da Frota da Polícia Civil de Minas Gerais, com a gradual renovação e a modernização da frota institucional, por meio de adequação dos veículos às atividades a que se destinam. Além disso, contribui para a melhoria do policiamento preventivo e repressivo, das investigações, do transporte de custodiados e dos bens apreendidos. Os carros foram locados por meio de processo licitatório e os recursos garantidos ao orçamento da Polícia Civil de Minas Gerais pelo Tesouro Estadual

Receberam viaturas:

Belo Horizonte, abrangendo além de Delegacias e Departamentos, as Centrais de Flagrantes do Barreiro, a Delegacia adida ao Juizado Especial Criminal e as Especializadas de Furtos e Roubos, Fraudes, Proteção à Criança e ao Adolescente, Mulher, Meio Ambiente, Repressão Antidrogas, Homicídios e Desaparecidos;

Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Juatuba, abrangendo as Delegacias Especializadas de Mulher, Homicídios e Proteção à Criança e ao Adolescente;

Vespasiano, Santa Luzia, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto, abrangendo também Delegacias Especializadas de Mulher e Homicídios.