Foi aprovado em segundo turno, nesta terça-feira (16), projeto de lei na Câmara Municipal de Contagem que permite o desembarque de mulheres fora do ponto de ônibus à partir das 22h.

Proposta pela vereadora Isabella Filaretti (Rede), a matéria objetiva contribuir com a segurança pública, preservando a integridade física e o bem-estar de mulheres usuárias do transporte coletivo.

De acordo com o projeto, no período da noite os veículos deverão parar para o desembarque de mulheres nos locais indicados por elas, desde que respeitem os itinerários originais da linha e as leis de trânsito.

Após a votação, a autora agradeceu pela aprovação. "Ele zela pela integridade e segurança das mulheres. O fato de a mulher poder pedir para descer do ônibus fora do ponto no período das 22h às 05h da manhã vai reduzir o número de assaltos e o nível de todo tipo de violência contra a mulher. Espero que seja sancionado pelo prefeito o mais rapidamente possível", destacou Filaretti.

A proposição segue para apreciação da Prefeitura de Contagem e, caso seja aprovada, passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, as empresas de transporte coletivo deverão também divulgar, em local visível dentro dos ônibus, a garantia da nova regra de desembarque noturno.