Um grupo de 35 turistas de Minas, em férias nos Estados Unidos, enfrenta dificuldades para voltar de Miami para Belo Horizonte. Desde domingo (31) os passageiros tentar retornar à capital mineira. A viagem oferecida pela Greentour duraria 16 dias com passeios em Orlando e Nova Iorque. 

Segundo os passageiros, o primeiro trecho da viagem, de Nova Iorque para Miami, foi completado sem complicações. O problema começou no segundo trecho, partindo de Miami. Após um atraso de mais de duras horas, mais problemas meteorológicos, o voo não foi autorizado a decolar e, consequentemente, a conexão para o Brasil foi perdida. 

O grupo, composto por 32 passageiros e três guias, passou a noite de sábado para domingo no Aeroporto de Miami. A dificuldade em realocar os passageiros, segundo o grupo foi informado pela empresa, aconteceu por ser fim da alta temporada do turismo e o começo das Olimpíadas no Brasil, o que diminui o número de vagas. 

Desde domingo o grupo é mantido num hotel nas proximidades do aeroporto de Miami com verbas da própria agência de viagens. O Diretor da Greentour, Sérgio Fulgêncio, afirmou que está em contato com os pais dos passageiros e troca mensagens com eles regularmente desde o início da confusão. "Eu mandei mensagem para todos os pais. Fiz um grupo no WhatsApp e também mandei mensagem individualmente informando todo o processo. Eles estão cientes e os meninos estão no hotel com tudo pago pela Greentour. Eu vim pessoalmente de Nova Iorque a Miami para acompanhar o grupo e ajudar no que for necessário."

Segundo Sergio, a America Airlines, companhia responsável pelo vôo, tentou ajudar e se comprometeu a pagar a alimentação do grupo enquanto buscava uma outra aeronave para solucionar o impasse. Houve reclamações em redes sociais sobre a empresa e jovens que tentam esclarecer a situação. Procurada pela nossa reportagem, a companhia aérea ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

Após horas de espera no aeroporto, dois dias em hotel e tentativas de realocação de voo, o grupo teve a volta remarcada para esta terça (2).