Um levantamento do Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, aponta a maior universidade federal de Minas Gerais (UFMG) como a quarta mais bem posicionada entre as instituições brasileiras, com base em indicadores como publicações, patentes e empregabilidade de egressos. As três primeiras colocadas são as universidades São Paulo, do Rio de Janeiro e de Campinas.

Na classificação mundial, que reúne as mil melhores instituições entre 25 mil de todo o mundo, o CWUR mostra a UFMG na 519ª posição – sete acima da colocação alcançada na edição de 2015 do mesmo ranking. Em alguns indicadores, no entanto, a UFMG se posiciona bem à frente, tendo galgado faixas superiores, como naqueles que se referem ao número de patentes (215ª posição) e a publicações (417ª).

Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais da área, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.