Faltando menos de duas semana para o Carnaval, os ensaios de bateria dos blocos da capital estão a todo vapor. Os encontros, a maioria abertos ao público, para afinar os instrumentos são uma boa oportunidade para esquentar os tamborins para a festa do Rei Momo e, claro, para cair na folia mais cedo.

“É um programa ótimo. E, assim como o Carnaval de rua, ser feliz é de graça!”, disse em tom de brincadeira a administradora Alessandra Augusta. Ela participou do ensaio dos blocos “Baião de Rua”, “Baianeiros”, “Angola Jangq” e “Me Assume ou Me Esquece”, na tarde desse domingo (24), em Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. O namorado e os amigos acompanharam a administradora, de 32 anos.

Mais cedo, o engenheiro Rogério Nicolai, de 56 anos, aproveitou o sol forte para assistir ao ensaio do “Juventude Bronzeada”, no Campo de Santa Tereza, no mesmo bairro. “Vou a todos os ensaios de blocos de Belo Horizonte. É uma festa linda e muito organizada”, afirma.

Duzentas pessoas fazem parte da bateria do Juventude, de acordo com uma das fundadoras, Marcela Pieri. Eles iniciaram a afinação um mês antes do Carnaval. “Todo mundo que tiver interesse pode participar. Basta nos procurar”, faz o convite.

Este ano o bloco homenageia Daniela Mercury. Para cobrir os custos de produção, são comercializadas camisetas (R$ 35 cada) com dizeres das músicas da cantora, como “Não me pegue não, me deixe à vontade”. “Queremos aproveitar o Carnaval para repudiar todo tipo de assédio”, explica. A concentração do bloco está marcada para a terça-feira de Carnaval (9/2), na praça Lion, no Floresta.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda (25), tem ensaio do “Mamá na Vaca”, a partir das 19h, na Quadra da Escola Acadêmicos da Vila Estrela, no Santo Antônio. Na terça-feira (26), é dia do “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro” afinar a bateria no Lava Jato Pit Stop Siqueira, no Gutierrez, também às 19 horas.

Na quarta-feira (27), o bloco “Vou ali e já volto” dita o ritmo do Centro Cultural Padre Eustáquio, das 18h às 20h30, na Feira Coberta do bairro. Na sexta-feira (29), é a vez do “Garotas Solteiras” fazer o ensaio aberto sob o Viaduto de Santa Tereza, no Centro, às 18h.

Sábado, o “SamBuritis” coloca o bloco na rua Vitorino Magnavaca a partir das 9h, na região Oeste. Às 12h, é a vez do tradicional “Diz que me ama, pô” sair pelas ruas da Savassi.