Sob os gritos ansiosos e olhares cheios de expectativa das crianças de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana, na região Central de Minas, destruídos com o rompimento da barragem da Samarco, Papai Noel fez a entrega dos presentes de Natal. A cerimônia, realizada pelos Correios, acontece neste sábado (19) no Centro de Convenções de Mariana.

Com os presentes já em mãos, os meninos e meninas de até 12 anos deixaram para trás um pouco da tristeza dos últimos dias. A maioria perdeu tudo e vê no Papai Noel uma esperança de recomeço.

"O Natal nunca mais vai ser o mesmo, mas ainda bem que estamos vivos. Essa é uma oportunidade da minha filha voltar a sorrir e brincar como antes", afirmou Dayanne Ferreira, de 22 anos.

A filha dela, Isis Ferreira, de 4 anos, escreveu uma cartinha para o bom velhinho e teve o pedido atendido. "Queria uma boneca. Ela é linda e agora se chama Rebeca", disse a menina em meio a sorrisos tímidos.


Rodeada de outras crianças e papéis de presentes já rasgados, Isis fez a festa. "Eu pedi uma bicicleta porque perdi a minha na lama. Onde moro hoje não tem bicicleta", disse a coleguinha de Isis, Ketlyn Martins, de 9 anos.

A bicicleta, assim como patinete e bonecas estão entre os pedidos mais recorrentes.

Ao todo, 161 cartinhas das crianças foram apadrinhadas e os presentes entregues. A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilmario Miranda, que falou sobre a importância de não se esquecer o que aconteceu. "O Brasil nunca vai sossegar enquanto não vier a Bento Rodrigues e as juras comunidades de volta. É isso vai ser feito por uma questão de respeito com as pessoas. Essa tragédia não vai passar em brancas nuvens", afirmou o secretário.