A famosa estação das flores começa na próxima quarta-feira (23) e, ao contrário, do ano passado, a primavera de 2015 será chuvosa. Um alívio após um outono seco, com umidade relativa do ar chegando a níveis baixos de 20, 30% - bem inferior ao recomendado de 60% pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com horário oficial marcado para às 5h20 de quarta, a previsão é de pancadas de chuva causadas por frentes frias, que podem vir acompanhadas por granizo e rajadas de vento, principalmente no final da tarde e noite, devido ao aumento da umidade e calor.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, em outubro a predominância será de pancadas de chuva intensas e rápidas.

“Na Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, a expectativa é de chuvas acima do normal. No Norte de Minas, as chuvas ficam abaixo da média e, nas demais regiões, as precipitações ficam normais”, explica Arthur.

Ainda segundo informações da Cemig, em novembro, a previsão é de chuvas abaixo da normalidade no Norte de Minas e região Central e, nas demais regiões, o tempo permanece estável.

Em dezembro, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, ficando, entretanto, dentro da normalidade em todas as regiões de Minas Gerais.