A Justiça revogou parcialmente a liminar que suspendia a integração do município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao sistema BRT/Move. Conforme a decisão do desembargador Renato Dresch, o serviço deverá ser prestado até que a Secretaria de Obras de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) apresente um novo estudo técnico.
 
Segundo a decisão, o estudo deverá apontar a viabilidade para A implantação de linha de ônibus exclusiva ligando a rodoviária de Lagoa Santa a de Belo Horizonte, bem como de horários de linhas durante a madrugada, no sistema Move, ligando as duas cidades.
 
No último 13 de fevereiro, a Justiça tinha determinado a suspensão total dos serviços do Move Metropolitano em Lagoa Santa ao acatar uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Segundo a promotora de Justiça Janaini Keilly Brandão Silveira, a ação foi fundamentada em inúmeros fatores relatados pelos usuários, inclusive em abaixo-assinado e em ata de reunião da Câmara Municipal de Lagoa Santa, que evidenciam a ineficiência do serviço. 
 
De acordo com o MPMG,  passageiros relataram que, desde a implantação do Move, têm enfrentado longas filas de espera dos ônibus e foi aumentado em 200% o tempo de viagem entre as duas cidades, além de terem a integridade física exposta em locais perigosos e sem policiamento. Também foi questionado o pagamento em duplicidade de tarifas para Belo Horizonte para aqueles que não possuem o cartão Ótimo e a ausência de transporte direto para a rodoviária da capital.
 
Em nota, a Setop disse que vem dialogando com a comunidade e que já atendeu algumas reivindicações. Dentre elas, a eliminação da baldeação no Terminal Morro Alto para os moradores da cidade.
 
Segundo a Setop, os moradores terão duas alternativas num curto prazo: fazer a integração na Estação Vilarinho (daqui a um mês – prazo necessário para os ajustes operacionais) ou ir direto para Belo Horizonte, na pista mista, em ônibus executivo, que havia sido eliminado no mesmo dia da implantação do Move (daqui a duas semanas).
 
“Atendendo a reivindicação de representantes da comunidade, a Setop se comprometeu ainda a estudar a viabilidade de implantar um terminal do Move em Lagoa Santa”, dia a nota.
 
O Move Metropolitano foi criado, na cidade, em 30 de dezembro do ano passado.