Cerca de duas mil vagas estão abertas na Escola Livre de Artes (ELA) – Programa Arena da Cultura, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas até 30 deste mês para as áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, teatro e patrimônio cultural, que serão cursadas no primeiro semestre deste ano.
 
Segundo a Fundação Municipal de Cultura, as inscrições gratuitas devem ser feitas virtualmente nos sites www.bhfazcultura.pbh.gov.br e www.pbh.gov.br/cultura, ou presencialmente nos centros culturais da PBH, nos núcleos do BH Cidadania e também no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (Nufac). O endereço e o telefone destes locais, bem como as oficinas disponíveis em cada espaço, podem ser consultados nos mesmos endereços.
 
A Escola Livre de Artes está inserida na política de formação e descentralização da Fundação Municipal de Cultura, oferecendo cursos e oficinas artísticas nas nove regiões da cidade, para públicos distintos, desde crianças (a partir de 6 anos) até pessoas da terceira idade.
 
Vagas ofertadas
 
As vagas oferecidas nesta seleção estão distribuídas em duas categorias: oficinas de sensibilização (curta duração) e oficinas de iniciação, aprofundamento e especialização (longa duração). Os candidatos que desejam participar das oficinas de Sensibilização, em todas as linguagens, devem ter idade mínima de 6 anos e comprovar residência em Belo Horizonte. As oficinas têm duração de 36 horas.
 
Já as oficinas de iniciação artística têm duração de seis meses a um ano e integram o processo de formação proposto pelo projeto, com duração de até quatro anos. Elas abrangem cursos em diversas linguagens artísticas. Para participar, deve-se comprovar residência em Belo Horizonte, ter idade mínima de 14 anos e ser alfabetizado. Para as duas categorias, os interessados menores de 16 anos devem ser inscritos, presencialmente, pelos pais ou responsáveis.