A partir da meia-noite desta quarta-feira (17), as viagens nos ônibus intermunicipais rodoviários do Estado terão reajuste médio de 9,31%. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (16) no Diário Oficial de Minas Gerais. O reajuste não inclui as linhas que circulam na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Conforme a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a aumento é necessário para correção da defasagem existente entre os preços das passagens e o aumento dos custos ocorrido no período de doze meses. 
 
Para chegar ao valor reajustado, o órgão levou em conta os gastos com combustível, aquisição de peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, taxas, tributos e impostos, despesas administrativas gerais e também a remuneração da mão de obra com benefícios sociais. 
 
O Sistema de Transporte Intermunicipal atende mensalmente uma média de 6 milhões passageiros em aproximadamente 1.904 serviços. A frota atualmente é composta por 5.273 veículos que são operados por 218 empresas.
 
Confira alguns valores de passagens:
 
Tarifa de ônibus intermunicipais ficam 9,31% mais caro a partir desta quarta-feira