A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá 490 vagas para professores da rede municipal em 2015. O edital do concurso público foi publicado no último sábado (6), no Diário Oficial do Município (DOM).
 
Segundo a PBH, as vagas são para professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, sendo 405 para ampla concorrência e 45 reservadas para pessoas com deficiência. Também são oferecidas 20 vagas, 18 para ampla concorrência e dois para candidatos deficientes, para graduados em Educação Física, e outras 20, 18 para ampla e dois para deficientes, para aqueles com formação em Matemática.
 
O requisito para o cargo é a conclusão do curso de graduação em nível de Licenciatura Plena em Normal Superior ou em Pedagogia com habilitação em docência para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 
 
A inscrição deverá ser feita entre os dias 10 de fevereiro e 26 de março de 2015 no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), organizadora das provas. O valor da inscrição é R$ 70. 
 
O concurso será divido em três etapas. A primeira será prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 17 de maio. Nela, conterão dez questões relacionadas a assuntos político-pedagógicos e outras 30 de conhecimentos específicos. As fases seguintes serão redação e a prova de títulos quando serão pontuados os candidatos com especialização, mestrado e/ou doutorado.
 
Os convocados atuarão em escolas e serviços pedagógicos públicos municipais de ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Educação. A jornada de trabalho será de 22 horas e 30 minutos semanais. O vencimento inicial é de R$ 2.092,22.