Em alusão ao primeiro dia do mês de dezembro, que entrou para o calendário como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, em Belo Horizonte, entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro, diversas ações que objetivam orientar e informar sobre a doença.

Teste rápido para diagnóstico do HIV, orientação sobre prevenção e distribuição de preservativos e material informativo estão incluídos nas ações realizadas na Rodoviária, no Centro da capital mineira.  

Dia de Luta

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado desde 1987. A data foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o dia passou a ser comemorado a partir de 1988, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Mãos Dadas Contra a Aids

O Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids visa informar a sociedade civil sobre sexualidade e afetividade para multiplicar a prevenção. Essas parcerias são firmadas com ONGs e militâncias relacionadas com a causa. A intervenção é feita com profissionais do sexo, usuários de drogas e outras pessoas que não costumam frequentar os serviços de saúde. Através desse projeto também são distribuídos um milhão de preservativos por mês na capital.

Atendimento

A Rede SUS-BH conta com três serviços próprios de tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. São eles: Centro de Treinamento e Referência/Doenças Infecto Parasitárias (CTR/DIP) Orestes Diniz, Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) Sagrada Família e Unidade de Referência Secundária/Serviço de Atendimento Especializado (URS/SAE) Centro-Sul – além de duas unidades conveniadas, Eduardo de Menezes e SAE Unifenas.

Além disso, a Secretaria de Saúde também trabalha com Consultórios Volantes, que são os CTAs Itinerantes. Elas possuiem estrutura especial para realizar o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite.

Os profissionais envolvidos também oferecem palestras e orientações sobre prevenção, formas de contágio e tratamento.