Entre uma pincelada e outra, 20 crianças da creche Cantinho de Anjo, no Sion, zona Sul de Belo Horizonte, se divertiram de um jeito criativo. A atividade, realizada nessa quarta-feira (27) na galeria do artista plástico Rogério Fernandes, teve como inspiração o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh.

Fernandes propôs à turminha experimentação de retratos – um dos pontos marcantes do trabalho do pintor holandês, além da paleta de cores característica.

“A criança pinta como se estivesse brincando. Ela não tem bloqueio para criar, como o adulto tem diante de uma tela em branco. Foi uma atividade lúdica, por isso os deixamos à vontade, sem ficar bloqueando nada. A ideia era divertir”, afirmou o artista.

Alexandre Gomes Pereira, de 9 anos, gostou. Foi a primeira vez que o garoto teve a oportunidade de pintar uma tela.

“No começo, achei que não ia conseguir fazer direito, mas deu tudo certo”, comemorou, orgulhoso. Quis fazer alguma coisa diferente e pintei um retrato da minha namorada, com um coração em volta, para pendurar na parede do meu quarto. Vai ser uma surpresa”, revelou.

Objetivo

Para fazer a felicidade da criançada, voluntários da mineradora Samarco se organizaram. A ação dessa quarta fez parte das comemorações da empresa na semana do Dia V, celebrada sempre no último domingo de agosto para lembrar a importância das ações voluntárias.

“Acredito que a experiência da doação ao próximo já é recompensadora. No caso dessa ação específica com as crianças, há uma satisfação ainda maior em proporcionar um novo tipo de experiência e conhecimento que, muitas vezes, ainda é distante da realidade delas”, afirmou Sílvia Alvarenga, uma das voluntárias.

Minas terá 64 ações voluntárias

O Dia do Voluntariado (Dia V) foi criado em 2001 pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) com o objetivo de incentivar o trabalho voluntário. Este ano, por meio das ações da Samarco, serão realizadas 64 ações voluntárias diferentes em Minas.

Há 14 anos, desde a primeira edição do Dia V, a empresa participa das ações da data, mobilizando seus empregados e parceiros em benefício das comunidades.

“O Dia V é uma oportunidade de despertar novos agentes da transformação social, colocando em prática valores da nossa organização ”, disse Juliana Machado, gerente geral de Comunicação e Desenvolvimento Socioinstitucional.