A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou nessa segunda-feira (7) que, durante o feriado desta terça-feira (8), o metrô de Belo Horizonte vai operar com intervalos reduzidos para atender aos torcedores que vão aproveitar o jogo pela Semifinal da Copa entre Brasil X Alemanha, às 17h, no Mineirão. 
 
Das 12h às 23h desta terça, o tempo de intervalo será de 11 minutos. O horário de funcionamento do metrô é de 5h15 às 23h. 
 
A redução também vai beneficiar os torcedores que forem para a Fan Fest, no Expominas, que fica a menos de 400 metros da Estação Gameleira.
 
BHTrans também fará operação especial
 
Os serviços de transporte público nesta terça-feira (8) seguirão, basicamente, a mesma ideia do último jogo do Brasil no Mineirão. Há diversas opções de transporte como os ônibus dos Terminais Copa, do MOVE e das linhas regulares. Além disso, nos desvios de trânsito na região da Avenida Pedro I haverá reforço na presença de agentes da BHTrans e também na sinalização para os motoristas.  
 
O transporte coletivo será priorizado, assim como caminhos alternativos, como as Avenidas Cristiano Machado e Portugal. Outra opção para os torcedores de Venda Nova que vão ao Mineirão é usar o metrô a partir da Estação Vilarinho até a Estação Minas Shopping e lá usar o Terminal Copa até o Estádio.
 
Os veículos particulares serão desviados pela Avenida Cristiano Machado, conforme esquema informado pela BHTrans:
 
Sentido Bairro/Centro (Vetor Norte/Mineirão): MG-010, Avenida Cristiano Machado, Rua das Gaivotas, Avenida Dr. Cristiano Guimarães, Avenida Portugal, Avenida Pedro I...
 
Sentido Centro / Bairro (Mineirão/Vetor Norte): Avenida Antônio Carlos, Avenida Pedro I, Avenida Portugal, Avenida Dr. Cristiano Guimarães, Avenida Pedro I...
 
Veículos credenciados para acesso ao Mineirão e táxis com passageiros poderão seguir da MG-010 para Avenida Pedro I, onde será implantado um posto de verificação veicular (PVV). Apenas esses veículos poderão seguir o desvio seguinte:
 
Sentido Aeroporto / Mineirão: ... MG-010, Avenida Pedro I, Rua Eugênio Volpini, Rua Dr. Álvaro Camargos, Rua São Pedro do Avaí, Avenida Pedro I, ...
 
Sentido Mineirão / Aeroporto: Avenida Pedro I, Rua João Samaha, Rua Dr. Álvaro Camargos, Rua Eugênio Volpini, Rua Dr. Américo Gasparini, Avenida Pedro I,...
 
Transporte Coletivo
 
As linhas troncais diretas oriundas das Estações Vilarinho e Venda Nova e que passam pela Avenida Pedro I estão desviadas para a Avenida Cristiano Machado.
 
Já as linhas paradoras das duas Estações que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para vias internas da região. Os trajetos são: Centro/Bairro: Avenida Pedro I, Avenida Portugal, Avenida Dr. Cristiano Guimarães, Avenida Pedro I..
E no sentido Bairro / Centro: Avenida Pedro I, Avenida Vilarinho, Avenida Dr. Álvaro Camargos, Rua São Pedro do Avaí, Avenida Pedro I... 
 
Serviço Especial – Terminais Copa
 
Os Terminais Copa, de onde saem os ônibus convencionais especiais para atendimento aos torcedores, operarão como nos jogos anteriores, com embarques a partir de cinco horas antes do início do jogo (ou seja, a partir das 12h) e o retorno logo após a partida, até duas horas depois. São cinco Terminais para a Ida ao Estádio (Minas Shopping e Aeroporto de Confins – com destino à Avenida das Palmeiras – e Centro, Expominas e Savassi – com destino à Avenida Fleming) e dois para a volta da Região do Mineirão (Avenida Fleming – na Praça dos Esportes – e Avenida das Palmeiras – entre a Al. Das Falcatas e Al. Do Ipê Amarelo).
 
O cartão bilhete dos Terminais Copa em Belo Horizonte terá o preço único de R$ 15,00, válidos para ida e/ou volta do Estádio, e serão vendidos nos Terminais Copa e nos Postos Transfácil.
 
Serviço Especial – MOVE Copa
 
Para dar maior agilidade e conforto ao deslocamento dos torcedores que vão utilizar o MOVE para ir ao jogo no Mineirão, será reforçada a operação especial da linha troncal 50, com embarque diferenciado e livre utilização, pelo usuário da Pulseirinha Mineirão.
 
Para ida ao Mineirão, o embarque deve ser feito nas Estações de Transferência Carijós (Avenida Paraná) ou Rio de Janeiro (Avenida Santos Dumont). Na Região da Pampulha, a linha 50, nestes dias, irá parar excepcionalmente nas Estações Mineirão e UFMG para desembarque. Para a volta do jogo, os usuários com destino à Área Central, devem utilizar as Estações de Transferência UFMG e Mineirão, que contam com a operação especial da linha 50, com embarque exclusivo, e itinerário direto ao Centro, desembarcando nas Estações Carijós e Rio de Janeiro.
 
Pulseirinha Mineirão
 
Para embarcar com mais tranquilidade nos Terminais MOVE em operação especial para a COPA (UFMG, Mineirão, Carijós e Rio de Janeiro), será comercializada aos torcedores a Pulseirinha Mineirão. A Pulseirinha possibilita ir e voltar do jogo utilizando a linha 50 do MOVE e é válida das 8h às 18h do dia do jogo para o qual foi comprada, podendo ser utilizada em quantas viagens o usuário quiser fazer a partir dessas Estações, neste período.
 
A Pulseirinha para o serviço especial custará R$5,70, mesmo se for usada em um só trecho, e é vendida de forma antecipada, para quem quiser se programar, ou no dia dos jogos, nos quiosques do MOVE na Área Central. Para a volta dos jogos, a pulseirinha é vendida em quiosques próximos às Estações de Transferência UFMG e Mineirão e não há venda de cartão unitário.