As inscrições para o 12º Seminário Meio Ambiente e Cidadania continuam abertas e podem ser feitas até às 9 horas desta sexta-feira (30).
 
O evento, único da imprensa mineira sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, tem a missão de trazer para o centro dos debates a equação entre transporte e trânsito e o meio ambiente urbano. Ao escolher este eixo temático para a 12ª edição, o jornal Hoje em Dia renova o seu compromisso com a busca de soluções para um dos problemas que mais aflige a população das grandes cidades: a ineficácia dos transportes coletivos, a explosão da frota de veículos e motos, o trânsito caótico, a poluição e a degradação da qualidade de vida.
 
O seminário acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec, na rua Carijós, no Centro de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do hot site do evento.
 
Confira a programação completa:
 
09h00 - Credenciamento
 
09h30 - Abertura Oficial do 12º Seminário Meio Ambiente e Cidadania
 
10h00 - Mesa: (I) Mobilidade Urbana x Transporte de Massa
Sinopse: O problema da crescente (i) mobilidade urbana na raiz da degradação da qualidade de vida nas grandes cidades. O transporte público como solução e as respostas dos poderes públicos e dos especialistas.
 
11h00 - Mesa: Modais Alternativos, Cidades Saudáveis e Limpas
Sinopse: Vantagens - e entraves - dos meios alternativos de transporte frente à (i) mobilidade urbana. Pedalando ou caminhando: a vez e o lugar dos modais alternativos no sistema de transportes.
 
12h00 - Almoço
 
14h00 - Conferência: Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras
Sinopse: O papel da educação e da criatividade para a construção de cidades sustentáveis e cidadãs. Exemplos, cases e práticas que fazem a diferença e apontam caminhos para o futuro sustentável das cidades.
 
15h30 - Intervalo
 
16h00 - Mesa: Cidades Humanas, Públicas e Cidadãs
Sinopse: O direito à cidade como base da qualidade de vida e das estratégias de mobilidade urbana. Caminhos novos para o planejamento das cidades como espaço privilegiado de convivência e exercício da cidadania.
 
17h00 - Encerramento