Como uma legitima cidade europeia, Belo Horizonte amanheceu envolta por neblina nesta terça-feira (27). A sensação de quem saiu à rua até por volta das 9 horas era de que estava na terra da rainha.
 
O fenômeno, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, ocorre pelo contato próximo da névoa úmida com o solo e é formada quando há condensação da água evaporada. "Por BH ser cercada por serra favorece esse fenômeno nessa época do ano, já que ele é mais frequente no inverno", explicou.
 
Ainda conforme o meteorologista, a neblina diminui a visibilidade e a pessoa não consegue enxergar acima de um quilômetro.
 
Previsão
 
Para esta terça, a previsão na capital é que a temperatura oscile entre 17ºC e 26ºC. O tempo, segundo Heriberto dos Anjos, deve permanecer nublado, com predomínio do sol, mas há chance de ocorrer chuva fraca no fim do dia em toda a Região Metropolitana.
 
Na quarta a temperatura deve sofrer declínio e, na quinta, os termômetros podem despencar ainda mais, devido a uma massa de ar frio que chega no Sul de Minas e avança pelo Estado. No fim de semana a previsão é de que a temperatura fique entre 12ºC e 13ºC. "A sensação de frio será maior no sábado e domingo, principalmente nas primeiras horas do dia e no fim da noite", disse.
 
Em Minas, o termômetro pode chegar a 33ºC na região Norte e 8ºC no Sul de Minas nesta terça. "Mas amanhã a temperatura no Sul do Estado cai para 6ºC e 4º na quinta".