Atenção, belo-horizontinos. Nos próximos quatro dias, pode chover a metade do esperado para todo o mês de dezembro em Belo Horizonte. A informação foi divulgada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) na tarde desta terça-feira (10).
 
Segundo o órgão, até o próximo domingo (15), o volume esperado de precipitação pode chegar aos 150 mm, sendo que a média histórica para o mês de dezembro na capital mineira gira em torno de 319 mm.
 
A brusca mudança climática é decorrente da chegada de uma uma frente fria em Minas Gerais.
 
Prevenção
 
Durante os temporais, a Comdec recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Além disso, é indicado que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e nem estacionem veículos nesses locais, uma vez que as plantas podem cair e ocasionar acidentes graves. É recomendável ainda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros. Também é válido lembrar que o nível dos córregos e rios altera rapidamente, podendo acarretar em transbordamentos. Por isso, máxima atenção ao trafegar próximos dos córregos e rios e, se possível, evitar essas áreas no momento da chuva.
 
Em caso de raios, se estiver na rua, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos, não fique no alto de morros ou no topo de prédios, não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos, assim como evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Mas, se estiver dentro de casa, é indicado que não use o telefone, não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas, além de não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.