Anunciada em março pela Prefeitura de Belo Horizonte e o governo do Estado, a extensão do Boulevard Arrudas – na avenida dos Andradas, entre alameda Ezequiel Dias, no Centro, e rua Levi Coelho, no Santa Efigênia – teria de começar em julho. Porém, o mês acabou e a licitação da obra, fundamental para que o BRT (transporte rápido por ônibus) chegue à região hospitalar, não foi concluída.

A expectativa é a de que as intervenções comecem com três meses de atraso, ou seja, em novembro. A obra, orçada em R$ 58 milhões, servirá, ainda, para aumentar a fluidez do tráfego, pois a cobertura do ribeirão permitirá a ampliação do número de faixas de rolamento.

Esse trecho do boulevard tem um quilômetro e integra um pacote de obras na capital, no valor de R$ 209 milhões, em uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura. Atualmente, a via tem cinco quilômetros de extensão, da alameda Ezequiel Dias até o bairro Padre Eustáquio (região Noroeste).

Atraso

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), não há atraso no empreendimento. “O mês de julho foi apenas uma previsão”, informou o órgão, por meio da assessoria de imprensa. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para 22 de agosto. Caso não exista contestações, a obra começa até novembro. O prazo de conclusão é de 360 dias.

Funil

Para o especialista em transporte e trânsito Márcio Aguiar, a obra é importante e melhora o acesso à região. Porém, assim como outros alargamentos, cria problemas no fim do trecho, com novos afunilamentos. “A única solução é investir em vários modais, todos interligados. É preciso apressar as obras, pois o próximo ano é eleitoral”, diz.

Segundo a BHTrans, 45 mil veículos passam pelo trecho diariamente. O taxista Mauro Santório, de 44 anos, afirma que a obra melhoraria muito o fluxo no local.

O motorista de ônibus Cléber Guimarães, de 55 anos, reclama dos estreitamento das pistas. “Em um trecho que se faz em dois minutos, sem trânsito, já levei até 15 minutos”.
 
Leia mais na Edição Digital