Os policiais que integram o Batalhão Especial para atuação durante a Copa das Confederações estão recebendo treinamento especial de idiomas. São 1.500 militares, que tiveram aulas básicas de inglês para a abordagem de turistas na Região Metropolitana de Belo Horizonte durante o evento, que será realizado entre os dias 15 e 30 deste mês.

Além das aulas de noções de inglês, os policiais contam com um guia de bolso com as expressões mais comuns no inglês. Vale lembrar que o treinamento é complementar, já que muitos oficiais do Batalhão da Copa possuem fluência em outros idiomas.

"Esse treinamento capacita o policial que, mesmo que não seja falante de inglês, consiga fazer uma abordagem ou pelo menos consiga auxiliar ou dar uma informação a um turista falante do inglês", explicou o Capitão Ricardo Foureaux, Comandante da 3ª Companhia do Batalhão da Copa.

Os militares serão distribuídos em seis companhias e vão fazer patrulhamento no Mineirão e nos Centros Oficiais de Treinamento das seleções, aeroportos, pontos turísticos, terminais rodoviários, estações do metrô, e hotéis de delegações e autoridades da Fifa.

Além da receptividade aos turistas, houve também treinamento específico para ações ostensivas, caso haja a necessidade. Na simulação envolvendo um delito praticado por turistas estrangeiros, um policial é chamado para ser o intérprete e se comunicar em inglês com os envolvidos.

"Muitos policiais já receberam esse tipo de capacitação em momentos passados, e estão agora recebendo um reforço e um nivelamento para que possam todos eles estar cientes da sua atuação e do conteúdo que devem utilizar durante a Copa das Confederações", afirmou o Tenente Coronel Hércules de Paula Freitas, Comandante do Batalhão da Copa.