Sorriso totalmente alinhado, gengiva cuidada e pouco exposta e dentes super branquinhos. A receita proposta, segundo especialistas, consiste no sorriso perfeito e faz com que qualquer pessoa se pareça uma celebridade da TV.

Mas muitos ainda pensam que para alcançar esse sorriso primoroso é preciso anos de tratamento com um sorriso metálico, tipicamente adolescente. A boa notícia é que não!

De acordo com o dentista Alysson Resende, proprietário da clínica Primmus Odontologia, o maior avanço desse setor nos últimos anos foi unir estética e função.

“Podemos afirmar que hoje a ortodontia é invisível. Temos a ortodontia lingual, na qual os braquetes são colados na face interna dos dentes sem que as pessoas notem que os pacientes estejam usando aparelho”, explica.

O cirurgião dentista João Paulo Leão Rodrigues também acredita na era da odontologia branca, ou seja, aquela que se preocupa com a estética em todos os segmentos, mas não abre mão do resultado. “Os aparelhos metálicos estão perdendo mais força a cada dia, pois já existem outros extremamente estéticos e transparentes”, conta.

Os novos procedimentos não são apenas bons aliados no quesito estético. Eles têm funcionalidade incrível e reduzem assustadoramente o tempo de tratamento. Em suma, conseguem aliar funcionalidade e estética.

Sorriso perfeito

O dentista Irfeo Saraiva Camargo se lembra da evolução em todas as áreas da odontologia e que hoje as abordagens se tornam menos invasivas. “Os procedimentos em todas as áreas estão mais conservadores e mais rápidos, tanto na parte cirúrgica, quanto na parte restauradora. Além disso, existem ganhos em eficiência e previsibilidade dos resultados”, analisa o dentista, que ainda complementa: “Hoje em dia, estamos vendo certos exageros quanto ao tamanho, ao arranjo e a cor dos dentes. Dente bonito é dente natural, tamanho tem que ser compatível com o rosto e a boca das pessoas”.

Para Alysson Resende, as lindas Megan Fox e Charlize Theron são donas do sorriso mais harmonioso do mundo “e foram construídos pela odontologia estética”. O dentista João Paulo aponta outra beldade hollywoodiana: “Jennifer Aniston tem um sorriso maravilhoso!”

E MAIS

TRATAMENTOS MODERNOS

Lentes de contatos

Trata-se de finas lâminas de cerâmica que permitem tratamentos mais conservadores, com o mínimo de desgaste sobre os dentes.

Aparelhos linguais

São placas de acetato. Essa tecnologia permite que o paciente retire seu aparelho para alimentar ou ir a eventos. Antes uma exclusividade para celebridades e pessoas do meio artístico, hoje está ao alcance de todos.

Alinhadores

São placas transparentes feitas em impressora 3D que vão realinhar os dentes, sem utilizar os aparelhos metálicos ortodônticos.