Depois de ser titular no amistoso entre Brasil e Estados Unidos no último sábado (16), o armador Derrick Rose ficou de fora de um treinamento de sua seleção pelo segundo dia consecutivo. A comissão técnica confirmou que o astro do Chicago Bulls não será titular no amistoso contra a República Dominicana.

"Não há chance de ele começar jogando. A regra são: se você não treinou no dia anterior, não é titular no dia seguinte", explicou o diretor de seleções do time norte-americano, Jerry Colangelo, após o último treino do USA Team antes do compromisso.

Rose, no entanto, deixou aberta sua participação no duelo desta quarta-feira. "Espero que sim. Ontem foi apenas um descanso", disse brevemente o armador, quando perguntado se iria para a partida e negando estar com um novo problema físico.

A preocupação com Rose é antiga na seleção norte-americana. O armador vem de duas lesões graves, tratadas com cirurgias, que o fizeram disputar apenas dez partidas da NBA ao longo dos últimos dois anos.

A primeira grande lesão do armador aconteceu no início dos playoffs da temporada de 2012. O problema físico tirou Rose das Olimpíadas de Londres de 2012 e de toda a temporada seguinte da NBA. O craque só voltou na segunda metade de 2013, quando chegou a disputar alguns jogos, mas logo se machucou novamente, voltando apenas no último mês.

Se preparando para o Mundial de Basquete da Espanha, que se inicia no próximo dia 30, a seleção norte-americana enfrenta a República Dominicana nesta quarta-feira no Madison Square Garden, em Nova York, às 20h (de Brasília).