O brasileiro Felipe Kitadai chegou ao Campeonato Mundial de judô no Rio de Janeiro como esperança de medalha para a delegação nacional, mas foi eliminado logo em sua primeira luta na competição. Nesta segunda-feira (26), o paulista, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, perdeu para o sul-coreano Kim Won Jin em sua estreia na categoria ligeiro (-60kg).

Cabeça de chave da competição, Kitadai estreou no Mundial já na segunda rodada por ser terceiro colocado do ranking mundial, atrás apenas do japonês Naohisa Takato e do georgiano Amiran Papinashvili. Já Jin passou na primeira rodada pelo peruano Juan Postigos.

Kitadai sofreu duas punições logo no início do combate com o judoca asiático e foi obrigado a adotar postura mais agressiva. Em uma de suas tentativas de ataque, sofreu um contragolpe do sul-coreano, que conseguiu um wazari e defendeu a vantagem até o fim do combate.

Já no evento feminino da categoria ligeiro, o Brasil segue bem com Sarah Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A piauiense venceu suas duas primeiras lutas no Rio de Janeiro e continua na briga por medalhas.