Todos os finais de semana, quem passa na Lagoa dos Ingleses, vê uma turma animada praticando iatismo. O que talvez eles não saibam é que aquela "brincadeira" é na verdade um treinamento de alto nível da equipe de vela adaptada.

Campeões do Campeonato Brasileiro, no Lago Paranoá, em Brasília, em novembro de 2012, os três atletas mineiros, Tui Oliveira, José Mathias - o Jamaica - e Antônio Marcos, buscam, agora, o topo mundial, na França, em um campeonato organizado pela ISAF (Federação Internacional de Iatismo.

"Graças ao título brasileiro que conquistamos em novembro de 2012 que vamos representar o Brasil no campeonato Mundial na França", afirmou Tui Oliveira, o timoneiro do grupo - aquele que pilota o barco. Os outros dois são proeiros, sendo responsáveis por regular as velas.

Convocados pela Seleção Brasileira para o torneio, os velejadores têm todas as despesas pagas pela Confederação da modalidade.

Aproximadamente 20 países estarão na disputa do Campeonato Mundial, que começa neste sábado (20). O grupo de mineiros viajou para a França já no dia 12 de abril, para iniciar os treinamentos no local que ocorre a competição.

"Nossa equipe veleja junto há dois anos e foi o primeiro Campeonato Brasileiro que disputamos juntos, mas já conquistamos alguns resultados importantes. Em fevereiro de 2012, vencemos o primeiro título internacional da vela adaptada brasileira, campeonato também da ISAF, realizado em Mar del Plata na Argentina, e nós consagramos campeões invictos", comentou Tui.

Com o apoio da Secretária de Esportes de Minas Gerais e participantes do Minas Olímpicos, os três competidores buscam colocar o nome do Brasil e também do estado que nasceram no ponto mais alto do pódio na França.

Quem quiser acompanhar o torneio pode ficar ligado no sailing durante o período de 20 a 27 de abril.