O Zenit, da Rússia oficializou, nessa quinta-feira (4), a contratação do lateral-esquerdo Douglas Santos, junto ao Hamburgo, da Alemanha.

Como ainda possuía 15% dos direitos econômicos, o Atlético, onde Douglas atuou por dois anos, vai lucrar com a negociação.

Os valores da transferência não foram divulgados pelos dois clubes. Segundo o jornal alemão Abendblatt, as cifras giram em torno de 15 milhões de euros, cerca de R$64.3 milhões.

Além do percentual, o Galo também terá direito a 1,3% do montante, em função do mecanismo de solidariedade da Fifa, que bonifica os clubes que participaram da formação do atleta.

Desse modo, caso o Zenit tenha desembolsado os 15 milhões de euros previstos, o valor a ser recebido pelo Atlético chegaria a R$10, 591 milhões.

Trajetória

Contratado junto a Udinese, da Itália, pelo Atlético em agosto de 2014, Douglas Santos rapidamente caiu nas graças da torcida atleticana.

Titular absoluto durante toda a sua trajetória no Alvinegro, o lateral disputou 102 jogos, marcou três gols, conquistando os títulos da Copa do Brasil de 2014, do Campeonato Mineiro de 2015 e da Florida Cup de 2016.

O jogador foi negociado pelo Galo para o Hamburgo por cerca de 7,5 milhões de euros, em agosto de 2016.

No mesmo ano, Douglas conquistou a medalha de ouro com a Seleção Olímpica, nos Jogos do Rio.