Se olhar atentamente você verá traços bem conhecidos. O rosto mostra detalhes que lembram um dos maiores camisas 10 da história do futebol mundial. Com apenas 13 anos, João Mendes foi aprovado para atuar nas categorias de base do Cruzeiro. Seria apenas mais uma promessa a tentar a sorte na Toca I, mas o garoto carrega consigo um DNA campeão. É filho de Ronaldinho Gaúcho, campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002, e ex-jogador do Grêmio, Paris Saint-Germain-FRA, Barcelona-ESP, Milan, Flamengo, Atlético, Querétaro-MEX, Fluminense, dentre outros.

Sem revelar que era filho de R10, João Mendes foi levado por um conselheiro do Cruzeiro para fazer testes. E o que o menino mostrou ao treinar seduziu os olhares dos responsáveis pela captação de novos talentos.A história foi revelada pelo site Globoesporte, e o Hoje em Dia confirmou com a família do herdeiro de Ronaldinho Gaúcho. 

“Feliz com a transição, e eu espero que dê certo e eu me enturme com o grupo. Foi muito rápida essa transição de testes até ficar com o time. É uma sensação única jogar em um dos maiores clubes do Brasil. Eu vou morar em Belo Horizonte e treinar com a equipe”, disse João Mendes, que acompanhou a classificação do Cruzeiro na Copa do Brasil, após bater o Santos nos pênaltis.

Antes de conversar com a imprensa, um dos responsáveis por trazer João Mendes ao Cruzeiro pediu: “evitem ficar falando do pai. Vamos falar da chance que ele (João Mendes) tem de seguir os próprios caminhos”, disse na tentativa de protege-lo do peso por ser filho de um dos mais importantes jogadores da história do futebol brasileiro.

Bem parecido com o pai, um dos mais famosos esportistas de todos os tempos, João Mendes diz ainda que traz consigo um pouco da habilidade de Ronaldinho Gaúcho.

“Todo mundo fala, né (sobre parecer com o Ronaldinho). Não só na forma de jogar, mas também a aparência física”, comenta

Como ainda não pode assinar contrato com o Cruzeiro, já que a lei impede que meninos com menos de 14 anos se vinculem a algum clube, João Mendes deve receber atenção especial da diretoria azul. E a responsável por cuidar da recente carreira do menino é a própria mãe, Janaína Natielle Mendes, ex-bailarina. É ela quem toma toda decisão sobre o filho de R10.

Janaína também esteve no Mineirão para assistir a partida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, e ficou na companhia do conselheiro cruzeirense Jorge Washington. 

João Mendes chega ao Cruzeiro, após treinar na escolinha de futebol do Paris Saint-Germain, em Brasília, e passar também em projetos do Flamengo, Boavista e Vasco.