O Futebol mundial está de luto. No início da noite desta quinta-feira (10), morreu o ex-zagueiro argentino Roberto Perfumo. Ídolo do Cruzeiro, Perfumo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite da última quarta-feira (9), em Buenos Aires, após cair da escada de um restaurante e foi internado em estado crítico.

Roberto Perfumo, que vestiu a camisa do Cruzeiro de 1971 a 1974, estava com 73 anos e foi levado ao hospital Argerich, onde foram detectados traumatismos no crânio e no quadril. Depois disso, foi transferido para o hospital Los Arcos, onde não resistiu.

Nascido em Sarandi em 3 de outubro de 1942, Perfumo se destacou primeiro com a camisa do Racing, faturando a Libertadores e o Mundial Interclubes de 1967. Ele chegou ao Brasil em 1971, para defender o Cruzeiro. Em Belo Horizonte, disputou 138 partidas, conquistando três títulos do Campeonato Mineiro.

Depois disso, já com 32 anos, Perfumo, voltou à Argentina, para também colocar seu nome na história do River Plate. No Monumental de Nuñez, ganhou três títulos: o Metropolitano de 1975 e 1977 e o Nacional de 1975. Nesta quinta, o River enfrenta o São Paulo com todos os seus atletas utilizando uma tarja preta no braço.

Perfumo nunca conquistou títulos pela seleção argentina, mas disputou duas edições de Copa do Mundo: em 1966, na Inglaterra, e na Alemanha, em 1974. O zagueiro se aposentou em 1978 e depois trabalhou como treinador, comandando Sarmiento de Junín, Racing, Olimpia (Paraguai) e Gimnasia de La Plata. Desde 1993 não trabalhava mais como técnico.

Atualmente era comentarista do canal "ESPN" da Argentina e inclusive estava escalado para comentar o jogo entre San Martín e Tigre, no sábado (13), na cidade de San Juan. O 'Marechal', como era apelidado, também disputou duas Copas do Mundo pela seleção argentina, em 1966 e 1974.

Em sua página oficial no Facebook, o Cruzeiro lamentou a fatalidade.

 

O #Cruzeiro está de luto. Morre Roberto Perfumo. Um dos maiores que com tanta raça defendeu nossas cores.Dedicamos...

Publicado por Cruzeiro Esporte Clube em Quinta, 10 de março de 2016