A derrota do irlandês Conor McGregor para o norte-americano Nate Diaz, no UFC 196, não passou impune para o queridinho de Dana White. Três dias após ser finalizado por Diaz, McGregor despencou no ranking peso por peso do UFC, que tem os melhores lutadores entre todas as categorias da organização. Campeão dos pesos penas (até 66kg), ele caiu nada menos que cinco poisições, passando do terceiro para o oitavo lugar.

Como a luta aconteceu nos meio-médios (até 77kg), McGregor não poderia perder nada em sua divisão natural, mas nada que impediu a queda no ranking que avalia o retrospecto recente de todos os campeões.

Quis o destino que dois lutadores brasileiros ultrapassassem McGregor: o campeão dos pesados, Fabrício Werdum, e o dos leves, Rafael Dos Anjos, que agora ocupam a quinta e a sexta posições, respectivamente. Werdum e McGregor trocaram insultos publicamente diversas vezes. Já Dos Anjos iria defender o seu cinturão contra o irlandês antes de se machucar.

A liderança do ranking peso por peso continua nas mãos de Jon Jones, que voltará a lutar no dia 23 de abril, quando disputará o cinturão dos meio-pesados contra Daniel Cormier, no UFC 197. A nova campeã dos pesos-galos feminino, Miesha Tate, entrou no ranking peso por peso, e ocupa a 15ª posição, no lugar justamente da ex-detentora do cinturão, Holly Holm.