No primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, a Arena JK, do Minas Tênis Clube, abrigou, inicialmente, ao favoritismo da dupla Arthur Nory e Francisco Barretto, representantes do EC Pinheiros (SP). Nory ficou no lugar mais alto do pódio no individual geral, após somar 88.500 pontos. Francisco levou o segundo lugar, com 2.000 pontos a menos que o colega de clube.

Arthur Nory, que já tinha sido o melhor brasileiro no Mundial de Glasgow, venceu em cinco aparelhos, perdendo para as estrelas Artur Zanetti (argolas) e Diego Hipólito (solo). Os medalhistas olímpicos optaram por não competir em todos os aparelhos. O terceiro lugar ficou com Lucas Bittencourt, do Serc Santa Maria (SP), com pontuação de 86.100.

A revelação do Minas, o jovem Bernardo Actos, de apenas 16 anos, não decepcionou. Acabou no quarto lugar geral, com 83.250 pontos.

Feminino

As estrelas da ginástica feminina, como Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira (que estiveram no Mundial da Escócia), também marcaram presença na Arena JK, para a etapa de avaliação individual.

Nesta sexta (20) será realizada uma programação de treinos livres. Neste sábado (21) é a vez das disputas por equipes. No domingo, será encerrado o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, com a competição por aparelhos. O torneio reúne 15 equipes e mais de 70 atletas, entre mulheres e homens.

O torneio em Minas encerrará o ano da Ginástica Artística brasileira, cerca de oito meses antes da realização da Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto do ano que vem.