Nico Rosberg cravou a pole position para o GP dos EUA de F-1, que será realizado neste domingo (25), a partir das 17h (de Brasília), numa sessão que foi interrompida antes do previsto por causa da chuva.

As duas primeiras partes do treino que definiu o grid em Austin foram realizadas com a pista bastante molhada e, depois de a situação piorar por conta da intensidade da chuva, a FIA decidiu encerrar o treino sem a realização do Q3.

A chuva causada pela proximidade do furacão Patrícia, que foi rebaixado a depressão tropical, atingiu o México na sexta-feira, e tem atrapalhado a programação para o GP dos Estados Unidos. O segundo treino livre na sexta-feira foi cancelado e o treino classificatório, que acontece na véspera das provas, foi transferido para este domingo.

Com a pole, Rosberg vai largar na frente pela quarta vez na temporada. "Foi uma classificação muito boa e estava confortável no carro o tempo todo. As condições estavam bem complicadas e foi uma sessão bem desafiadora. Mas consegui fazer uma boa volta e quero ganhar esta corrida de qualquer jeito", disse.

Rosberg é um dos pilotos que pode impedir o tricampeonato do inglês. O outro é o também alemão Sebastian Vettel, que perdeu dez posições no grid e sai em 15º. A Ferrari trocou o motor de seus pilotos já como preparação para o campeonato do ano que vem.

O britânico Lewis Hamilton, companheiro de Rosberg na Mercedes, vai largar na segunda posição.  A terceira posição no grid ficou com Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Dentre os brasileiros, o mais bem colocado para a prova nos EUA foi Felipe Massa. O piloto da Williams classificou-se em nono, mas larga na sétima colocação em razão das punições de Vettel e Kimi Raikkonen, que ficaram à sua frente, terão de cumprir punições.

Felipe Nasr não teve um bom desempenho com seu Sauber. O piloto brasileiro larga na 16ª colocação.

POSSÍVEL CAMPEÃO

Líder do Mundial com 302 pontos, Hamilton precisa vencer nos EUA e torcer para que Vettel, vice-líder (236 pontos), chegue no máximo em terceiro. Caso termine em segundo, o inglês necessita que o piloto da Ferrari termine no máximo em sexto e que seu companheiro de equipe não vença a corrida.

GRID DE LARGADA

1 - Nico Rosberg
2 - Lewis Hamilton
3 - Daniel Ricciardo
4 - Daniil Kvyat
5 - Sergio Perez
6 - Nico Hulkenberg
7 - Felipe Massa
8 - Max Verstappen
9 - Fernando Alonso
10 - Valtteri Bottas
11 - Romain Grosjean
12 - Jenson Button
13 - Pastor Maldonado
14 - Marcus Ericsson
15 - Sebastian Vettel
16 - Felipe Nasr
17 - Alexander Rossi
18 - Kimi Raikkonen
19 - Will Stevens
20 - Carlos Sainz